É permitido trabalhar 8 48 por dia? Verifique isto – Como contar 8 48 horas de trabalho

Jornada diária = 08:48 horas, 44:00 horas semanais (8:48 horas X 5 dias). As horas-extras trabalhadas devem ser anotadas e calculadas separadamente para sem acrescidas ao salário ou pagas em banco de horas.Qual é a duração da jornada de trabalho permitida pela CLT Conforme vimos nos artigos 58 e 59 da CLT, a jornada de trabalho de um funcionário celetista deve ser de 8 horas diárias. Entretanto, há a possibilidade da realização de 2 horas extras, totalizando 10 horas diárias de trabalho.
Acordo para a jornada de trabalho
Isso pode ser feito desde que respeitado o limite de 44 horas semanais e até 2h extras diárias. Outro ponto interessante é a possibilidade de acordo para diminuição do intervalo intrajornada.
Dentro da legislação, é permitido que o funcionário trabalhe até 44 horas por semana na empresa. No caso da escala 24×48, contudo, o trabalho contempla 48 horas semanais. Sendo assim, essas quatro horas a mais da carga permitida devem ser consideradas como hora extra.
Quem trabalho 8 horas e 48 minutos
É comum que a jornada seja feita dessa forma: 8 horas por dia de segunda à sexta- feira e 4 horas aos sábados, mas a lei permite que a jornada aconteça sem trabalho aos sábados. Por exemplo: 8 horas e 48 minutos por dia de segunda à sexta-feira. Esse tipo de jornada é chamada de compensação.A CLT determina que para quem trabalha 8 horas (ou mais de 6 horas) o horário de almoço deve ser de no mínimo 30 minutos e no máximo 2 horas. Essa duração é definida entre a empresa e o colaborador ou sindicato, respeitando apenas a norma de duração estabelecida pela reforma trabalhista.A legislação trabalhista brasileira permite que os empregados prestem até duas horas a mais de trabalho por dia mediante acordo individual, convenção ou acordo coletivo. Essas horas além da jornada devem ser pagas com adicional de pelo menos 50% do valor da hora normal ou compensadas por meio de banco de horas.
Izabela Verônica, bom dia! São 9 horas.
Pode ultrapassar 8 horas de trabalho
A Constituição da República, em seu artigo 7º, inciso XIII, inclui, entre os direitos dos trabalhadores, a “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.Se o colaborador trabalhar no domingo, ele deverá folgar em outro dia. Assim, se ele trabalhar sete dias consecutivos terá ocorrido infração à legislação trabalhista e o empregador deverá pagar o dia de folga trabalhado em dobro. Esse entendimento, inclusive, já está consolidado na Orientação Jurisprudencial n.Acordo de Compensação
| Acordo de Compensação | Acordo de Prorrogação | Total de Horas |
|---|---|---|
| de 2ª a 6ª feira – 8 horas e 48 minutos | de 2ª a 6ª feira – 1 hora e 12 minutos | 10 horas diárias |
| de 2ª a 5ª feira – 9 horas – 6ª feira – 8 horas | de 2ª a 5ª feira – 1 hora – 6ª feira – 2 horas | 10 horas diárias |
Exemplo: Colaborador com jornada de trabalho de 8h
Neste exemplo, o colaborador faz em um dia de trabalho a seguinte jornada: Entrada 08h Saída 17h + 1 hora de intervalo: Horário de saída 17 – horário de entrada 8 = 9. 9 – 1 hora de almoço = 8 horas trabalhadas.
Dessa forma, quem trabalha 8 horas tem direito ao intervalo de 1h; por outro lado, o trabalho de 6 horas dá o direito a 15 minutos de intervalo e, por fim, o expediente de até 4 horas não exige intervalo.
O que pode ser considerado sobrecarga de trabalho A sobrecarga de trabalho se dá quando se atribui ao trabalhador um volume de tarefas inexequível em determinado prazo. Em cima da atribuição, há uma cobrança por parte de seu superior para que a realize no tempo solicitado.
Pode trabalhar sábado e domingo
67 das Consolidações das Leis do Trabalho: Art. 67 – Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.Veja o que prevê o Art. 71 da CLT: Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para descanso ou alimentação, ou qual será, no mínimo, 1 (uma) hora e salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não pode exceder 2 (duas) horas.A escala 40×48, ou semana espanhola, é um sistema de compensação de horário que alterna a prestação de 40 horas em uma semana e 48 horas em outra. O ajuste desse tipo de turno de trabalho é realizado mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.